Quando pensamos em Santa Catarina, o que vêm na cabeça, em primeiro lugar? Floripa, óbvio. Se falarmos em praias fora da Ilha, vem na mente Garopaba, Bombas/Bombinhas, Ferrugem e Camboriú.
Fugindo um pouco dos tradicionais destinos, chegamos ao município de Palhoça, localizado a apenas 17 Km de Florianópolis, pela BR 101. Cidade de aproximadamente 140 mil habitantes, abriga algumas das praias mais espetaculares do país: Pinheira, Ponta dos Papagaios, Praia dos Sonhos, Guarda do Embaú, Praia do Maço, e a Prainha.
Mapa das praias de Palhoça/SC |
Nossa base foi a praia da Pinheira. A Pinheira é dividida em 2 partes, Praia de Baixo e Praia de Cima. Impossível dizer qual a mais bonita. Ambas com suas peculiaridades, a Praia de Baixo oferece maior infraestrutura, como mercados, padarias e restaurantes. Entre as 2 praias, fica o "famoso" centrinho (ou "vila" como os locais chamam), ponto de encontro das mais diferentes pessoas, indo de hippies e pescadores a crianças tomando sorvete.
Existe na Pinheira inúmeras opções de pousadas (http://www.praiadapinheira.com/pousadas.htm). Nós sempre optamos por ficar em casas locadas, que acabam saindo mais em conta ($), permitem que recebamos amigos e, o principal: permitem cachorros (Pepsi e Bud nossos companheiros de viagem).
Se você é como nós, que gosta da privacidade que uma casa proporciona, indicamos a excelente corretora Zuleika, http://www.zuleicaimoveis.com.br/.
Pepsi e Bud, nossos companheiros de viagem |
Dicas B:
- Bar do Passarinho: Localizado na beira do mar, na Praia de Cima, o Bar do Passarinho disponibiliza cadeiras e mesas para os banhistas. Além da cervejinha gelada e do excelente cardápio (as iscas de filé de peixe são coisa de outro mundo), quem opta por curtir a praia no Bar, curte um excelente rock n roll de qualidade, com trilha que vai de Bob Dylan à U2. Onde mais você pode curtir uma praia maravilhosa, com Bob Dylan de música ambiente?!
Bar do Passarinho - Praia de Cima |
- Trilha entre as praias: passeio com paisagens de tirar o fôlego (literalmente, porque a trilha completa, a pé, leva aproximadamente 3 horas). A trilha pode começar Pela Praia da Pinheira e terminar na Guarda do Embaú, ou vice-versa. Na última vez, inciamos pela Guarda do Embaú (que renderá um post a parte neste blog em breve), passando pela deserta Prainha e pela singela Praia do Maço, desembocando na Pinheira (Praia de Cima).
O caminho é de grama, pedras e, algumas vezes, areia. Ao longo do trajeto, encontramos pessoas dos mais variados lugares, inclusive outros países como Uruguai e Argentina. Ao final do passeio, pode-se tomar uma Coca-Cola gelada, em um bar sem energia elétrica (!), bar este que abriga muitos hippies e jovens que estão acampados nos mais variados trechos da trilha.
Bom, começamos a trilha na Guarda do Embaú:
Guarda do Embaú |
Seguindo, deparamo-nos com paisagens incríveis, como essas:
Por incrível que pareça, se cruza tudo isso A PÉZITO. Mas a paisagem é tão linda que nem se nota o cansaço. Não parece um dos cenários de LOST? |
Vista da trilha |
No meio da caminhada, há uma parada obrigatória para um banho de mar, na lindíssima Prainha, a qual só se tem acesso depois de, pelo menos, meia hora de caminhada (carros não conseguem chegar lá):
Prainha |
Quase no final da trilha, chegamos na praia preferida dos hippies e entusiastas do camping, a Praia do Maço. Lá existe um bar que funciona a base de gerador, onde é possível tomar uma Coca ou cerveja gelada, para dar um gás até o final do caminho.
Praia do Maço |
Por fim, chegamos ao nosso destino: Praia de Cima da Pinheira, com um merecido banho de mar:
Praia de Cima |
Em suma, indicamos fortemente uma estadia na Praia da Pinheira, uma ótima alternativa para quem busca tranquilidade, natureza, mar calmo e rusticidade, a apenas meia horinha da Ilha de Florianópolis
Classificação Viajantes B (0-10): 10!
Sílvia.
Classificação Viajantes B (0-10): 10!
Sílvia.